O PROJETO

ERP Eco Sustainability Award 2019-2020 

é uma iniciativa da ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos, no âmbito do seu Plano de Investigação e Desenvolvimento (I&D), e tem como objeto os resíduos para os quais possui licença de gestão: Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA).

A gestão destes resíduos implica a participação de todos os cidadãos no momento da entrega dos mesmos nos canais disponíveis para o efeito, fase crucial para garantir que os resíduos chegam ao seu destino final.

Sendo o seio universitário um contexto com potencial para o desenvolvimento de projetos inovadores, criativos e pertinentes para a implementação de práticas sustentáveis, este desafio dirige-se a todos os estabelecimentos do Ensino Superior, a nível nacional.

Através da inovação pretende-se educar os cidadãos, em particular os estudantes, pessoal Docente e Não-Docente dos estabelecimentos visados para a adoção de comportamentos ambientais, materializado na utilização de um Depositrão para facilitar este processo.

 

Valores como "reduzir", "reutilizar" e "reciclar" já vigoram no nosso léxico há alguns anos, mas é necessário apelar aos mesmos numa ótica de economia circular, em que os resíduos ganham nova vida e é exigida uma filosofia mais racional e ponderada no consumo de materiais, energia e recursos.

 

ERP Eco Sustainability Award 2019-2020 resulta de uma parceria entre a ERP Portugal e a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE)/Programa Eco-Campus no seguimento das iniciativas de educação ambiental já desenvolvidas, em que a formação dos cidadãos é motor desta responsabilidade.

 

Este desafio visa os estabelecimentos do Ensino e a candidatura pressupõe o cumprimento de duas atividades que serão alvo de avaliação por parte da Comissão de Acompanhamento e Júri:

 

  • Desenho técnico de um Depositrão inviolável para a recolha de 3 tipos de resíduos e com a dimensão máxima de 2,5m³ – equipamentos elétricos e eletrónicos com potencial de reutilização, resíduos elétricos e eletrónicos que já não apresentam este potencial, e pilhas usadas;

  • Cartaz de sensibilização para divulgar a missão do Depositrão.

C A N D I D A T U R A S

As candidaturas são realizadas online, em www.erprecycling.pt/erpecosustainabilityaward/candidaturas

ou através do endereço eletrónico: info@erp-portugal.pt.


As candidaturas podem ser submetidas até dia 15 de março de 2020 e poderá verificar-se mais do que uma candidatura por estabelecimento.

Após análise e avaliação, serão selecionados 3 projetos a nível nacional.

Cada prémio equivalerá a €3000 (três mil euros).
 

Ao mesmo tempo, decorrerão sessões de formação em estabelecimentos de Ensino Superior distribuídos por todo o país para trabalhar temas como a gestão de REEE e RPA e a importância da economia circular.